São duas características bem distintas e as duas intimamente relacionadas ao sucesso pessoal.
A diferença é que quem consegue sucesso com o uso do talento inato, brilha e quem consegue com a habilidade adquirida, apenas tem sucesso.
Se você pudesse optar por chegar ao sucesso com brilho ou apenas chegar ao sucesso, sejam quais forem os critérios usados para definir o que é sucesso, obviamente preferiria chegar via talento inato pois vai exigir muito menos esforço do que desenvolver, investir tempo e dinheiro, para adquirir uma habilidade.
Um talento inato é sempre uma vantagem diferenciadora e na maioria das vezes única. Uma habilidade adquirida vai no máximo tornar você tão excelente quanto quem mais a adquiriu.
Habilidades podem ser confundidas com talentos e aí mora o perigo.
Qual perigo? O de se abandonar a busca dos seus talentos inatos por tê-lo confundido com uma habilidade que você tem para isso ou aquilo. Mas o maior perigo é você nunca descobrir quais são realmente os seus talentos inatos, ludibriado que foi por uma ou mais habilidades adquiridas e para a tristeza da humanidade, …deixar de brilhar.
Todos nós temos uma sensação meio boa meio ruim de que podemos brilhar. Boa por nos elevar, ruim por não nos dizer como brilhar.
E em meio a esse meio bom e meio ruim, você corre o risco de adquirir uma habilidade que não envolve nenhum de seus talentos.
Para brilhar é essencial identificar quais são verdadeiramente os seus talentos inatos, aqueles que você recebeu gratuitamente da Natureza e que se não identificados, resgatados e usados para dar propósito à sua vida, fará de você mais um, mesmo que dono de uma habilidade adquirida sensacional.
O que você está esperando para identificar os seus talentos inatos?
Ari Piovezani.